Páginas

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Earthquakes and Tsunamis.....e agora?


Depois de tudo que aconteceu, dessa tragédia toda que o mundo viu (tsunami no Japão e terremoto na Nova Zelândia) muitas pessoas que estavam planejando um intercâmbio para esses lados do mundo, deve estar se perguntando: E AGORA?

A pergunta vem mais num tom de seguranca do que propriamente a tomada de decisão de ir para outro pais. É verdade que tanta a Austrália como Nova Zelândia estão localizados no círculo de fogo do Pacífico e que a situação para esses lados aqui pode "azedar" a qualquer momento segundo especilistas.

O fato é que o terremoto ocorrido em Chrischurch no dia 21 de fevereiro, deixou todo mundo preocupado e muito receoso quanto a situacao da NZ, até mesmo os próprios kiwis (como é chamado o povo daqui). Esse terremoto que matou oficialmente 166 pessoas foi o mais forte dos últimos 50 anos. O principal cartão postal da cidade, a igreja chamada ChristChurch Cathedral, ficou parcialmente destruída e ainda é uma polêmica grande em torno disso sobre o que farão (abaixo as fotos de antes e depois).


Entretanto o bicho não é tão feio quanto parece e o negocio é não entrar nesse sensacionalismo, que mais parece um terrorismo que a imprensa quer fazer toda vez que isso acontece e analisar a situação pelos fatos. Ok isso foi uma tragédia, foi. Mas quero levantar alguns pontos antes que a idéia de viajar para o país seja descartada.

1º - Primeiro ponto é a localização. Christchurch era sim um dos destinos mais procurados, no entanto a distância para a cidade de Auckland -o mais procurado por estudantes - é perto de 1000 km. Isso significa que os abalos sísmicos que ocorrem no sul,  não existem no norte (vejam o mapa a seguir). Outra observação, como dito acima, o último terremoto desse quilate ocorreu nos últimos 50 anos (haja tempo!). Nesse ritmo, somente se seus netos decidirem viajar estariam sob algum tipo de risco.



2º - E sendo francos, quantos inúmeros outros riscos e perigos estamos correndo toda vez que saímos para trabalhar e ter uma distração no Brasil? Roubos, assaltos, sequestro, assassinatos, só para citar alguns. Creio que se levantarmos as proporções, sem sombra de dúvida a chance de acontecer algo levando em conta a realidade do país é muito maior. O ponto é que não estamos acostumados com tragédias com tantas mortes simultâneas, o que faz com que tenhamos a noção que é algo extremamente perigos. A aversão às mudanças pode contribuir para que esse receio seja aumentado.

É uma situação polêmica mas estamos sujeitos a situações a todo o momento, seja na realidade que vivemos seja em outra realidade. A reflexão deve partir do indivíduo, obstáculos existem mas é preciso saber responder as seguintes pergunta:

 - O quanto eu quero essa experiência na minha vida??

Eu tomei a minha decisão. Fica para vocês refletirem.



segunda-feira, 1 de agosto de 2011

I made it!!!!

 Uhuuuu!!


Pois e' meu povo brasileiro, depois de 3 anos apos ter concluido minha primeira graduacao: VOU NOVAMENTE ESTUDAR!

Esse ano passou tao rapido, nem parece que faz um ano que retornei aqui pra NZ. Lembro que no inicio meu plano nao passava de um simples sonho de poder estudar no exterior, mas que com o passar do tempo foi se tornando concreto e  tomando forma.

Inicialmente, o plano era trabalhar, juntar dinheiro, escolher um curso que gostasse e partir pra cima. Teoricamente a ideia se apresentava facil, considerando que eu havia juntado todo que precisava para fazer isso acontecer: todos os documentos traduzidos da faculdade que fiz, um certificado de proficiencia em ingles (chamado IELTS) e alguma experiencia profissional. Pois e' galera, para alguns cursos aqui na NZ e' necessario alguma experiencia profissional. A alegacao e' ao fazer parte de um grupo de discussoes, a ideia e' que todos tenham algum "input" ou algo a acrescentar as discussoes, o que torna a aula mais rica de exemplos e facilita assimilar conceitos.

 Na realidade, esse ultimo ano foi, em termos de horas trabalhadas, muito duro. Tive sequencias de inumeros dias em que trabalhei nao menos de 10h, 12h....o que no final das contas era um puta dinheirao, mas que  me deixava EXAUSTO!!!.

Ate perdi o pique de vir aqui e escrever no blog regularmente, promessa feita por mim a um grande amigo que hj esta no Braza.
               
                                                          Figura: Eu ao final de cada dia



    Logo da Faculdade que estudarei


O sentimento e' meio que de dever cumprido mas ainda nao cumprido pois a aventura de fato vai comecar agora... eu na verdade queria mandar um abraco pra todos que de certa forma se envolveram nisso e me suportaram com palavras e incentivos....claro que minha familia, principalmente minha mae tem um destaque nisso....

Para aqueles que se perguntam, vou estudar na UNITEC - Institute of Technology. Esta localizada em Auckland tambem e oferece cursos nas mais diversas areas, desde Biologicas ate Business. No website voces podem conferir e ter uma melhor ideia sobre ela.



Agora vamos la, arregacar as mangas que o desafio esta por comecar!!!!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Disappointing......(Homestay, Flat ou Backpacker)

Disappointing Box office

SO DISAPPOINTING!!!! Pois e' galera, posso dizer que fiquei devendo muito nesses ultimos 3 meses......realmente passaram-se muitas coisas que me mantiveram ocupadas (namoro, visita de um dos meus melhores amigos do Brasil, Ano Novo em Tauranga), mas isso nao e' desculpa para nao escrever.....aos poucos vou contando essas historias tbm...somente espero que as pessoas que liam o blog com frequencia  nao o tenham abandonado assim como eu fiz nesse periodo, enfim.....

Bom, para aqueles que se perguntam, continuo trabalhando e morando no mesmo lugar (Subway e Waldorf). A proposito, moro no mesmo lugar, porem nao no mesmo lugar e isso vou explicar....


Como disse no passado, estavamos por terminar nosso contrato dentro do flat onde morava (e ainda moro) com os colombianos (Jaime e Jovanni). O contrato terminaria em Novembro e estavamos num deadline fu....
Acontece que buscavamos algo mais em conta, pois na epoca pagavamos NZ$520/week, e isso nao e' nada vantajoso para quem quer salvar dinheiro. Por isso que a solucao encontrada foi mudar-se para um piso bem inferior de onde moravamos (do 11o para o 2o) e realmente a diferenca foi gritante, quase 100 dolares, ficando em 430 dolares.

Mas ha que analisar os objetivos....aqui estamos morando e nos dando um "certo luxo" . Nesse mesmo predio, existem pessoas que moram em 6 no mesmo espaco que seria para 2 ou 3, levando o aluguel la para  a casa dos 100 dolares e ate menos. E' tudo uma questao de objetivos. Em Auckland, a media razoavel fica entre 100 e 150 dolares. Mais do que isso e' certo luxo, menos que isso vc estara vivendo como sardinha enlatada ou, se nao, esta fazendo magica.

Entretanto, eu vou mais alem e digo que se seu objetivo e' passar pouco tempo aqui e estudando, o negocio da China (nao soh da China) mesmo nao e' nem alugar flat, muito menos permanecer em homestay, eu diria que e' morar em backpacker. Alem de nao precisar pagar o tal do Bond (como cheque calcao para avaria do flat depois da saida), voce ainda vai estar vivendo no meio de nativos ou pessoas que falam muito bem o ingles, geralmente da Europa. Isso acaba de tornando um otimo ambiente para praticar o idioma e perder aquela vergonha inicial.

Contudo, alguns me questionariam: Mas a homestay nao e' o melhor lugar para praticar o ingles?


E' um topico polemico, pois alguns vao dizer que tambem nao trocariam sua privacidade por nada, e alem disso, poderiam seguir praticando o ingles com sua "familia". Nisso eu tenho dois pontos a colocar. O primeiro, ao aprender o idioma, voce precisa ter contato com os mais variados tipos de pessoas e para isso ha uma razao. Apos um certo tempo de convivencia, vc acaba pegando a "manha" de como cada pessoa fala e se expressa, portanto automaticamente voce a acaba entendendo melhor. Entao muitas vezes vai cair no erro de pensar que o ingles esta fluindo, mas ao atravessar a rua e puxar um papo com outra pessoa que voce nunca conversou antes, vai sentir que a evolucao existiu, mas nao foi tao boa quanto voce pensou.
E o outro e principal ponto para mim e', se sua ideia e' ficar somente por um tempo aqui, lembre-se que morar em um backpacker nao sera para sempre e que essa "nova forma" de viver a vida , faz parte dessa grande experiencia que voce esta passando! Alem do mais, morar em backpacker, nao e' tao terrivel assim, eu o fiz por quase 5 meses e nunca tive problemas com meus pertences, nunca me senti mal ou desconfortavel, nem nada. Muito pelo contrario a epoca que morei em bkpk foi uma das melhores da minha vida, pela interacao com as outras pessoas e por estar vivendo algo completamente novo. Claro que ha que pesquisar os melhores, porque ha uns que realmente as condicoes nao sao tao boas. Mas mesmos os mais bacanas nao sao tao caros. Existe uma companhia onde varios backpacker ao reador da NZ sao membros e ao comprar o cartao dessa companhia vc automaticamente torna-se um membro, conseguindo desconto em estadias etc. O site tambem serve com uma boa consulta e nocao de como sao as acomodacoes, valores, etc. O site e' www.bbh.co.nz . Vale a pena conferir.

O resumo da opera entao e' esse: para adaptacao creio que um mes em homestay e' suficiente, depois disso e' hora de "spread your wings" e alugar um flat, ate mesmo para ficar perto do centro (provavelmente da escola) ou "arriscar-se" na vida de backpacker.

A dica ta dada, agora cabe a voces ai decidirem......Homestay, Flat ou Backpacker???